
Sabia que é possível ganhar uma bonificação de 10% em sua nota final na prova de residência médica? Caso tenha participado de programas de saúde pública, você pode garantir uma pontuação extra e sair em vantagem em relação aos seus concorrentes. Neste conteúdo, a Junqueira e Teixeira Advogados te ajuda a compreender os critérios para obtenção deste bônus e como solicitá-lo.
O que é a bonificação de 10% na nota da prova de residência médica?
É um benefício em provas de residência médica para profissionais que atuaram em programas de saúde pública. No entanto, a maioria dos editais não mencionam esse direito, fazendo com que alguns médicos nem sequer saibam da existência deste bônus.
Leia também: Termo de Recusa de Tratamento: Como proteger a prática médica e garantir os direitos dos pacientes
Quem pode obter este bônus na prova de residência médica?
Para garantir a pontuação extra, é preciso ter prestado serviços no SUS, especialmente em áreas remotas, desfavorecidas ou de atenção primária, ou em programas estratégicos, como:
- Mais Médicos;
- Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica (PROVAB);
- Programa Saúde da Família (PSF);
- Médicos da Estratégia de Saúde da Família (ESF).
Mas este direito não é automático. É preciso comprovar sua atuação por pelo menos um ano nas atividades citadas e solicitar o reconhecimento.
Como solicitar o direito à bonificação?
Se no edital da prova de Residência médica não estiver prevista a bonificação, é possível solicitar administrativamente dentro da instituição. Caso o pedido seja negado, o caminho é buscar o reconhecimento na Justiça, que já vem concedendo este direito.
A princípio, não há um prazo definido para solicitação deste bônus, mas o ideal é que seja requerido até o fim do processo seletivo, a fim de corrigir a pontuação antes do encerramento do processo.
No entanto, quem já finalizou a residência médica nos últimos anos ainda pode reivindicar esse direito retroativamente.
Leia também: Receba auxílio-moradia de até 30% da bolsa durante sua residência médica
Como comprovar?
Para comprovar sua atuação em programas de saúde pública, é preciso reunir os documentos oficiais, contratos, declarações e qualquer outro material que ajude a certificar sua elegibilidade.
A possibilidade de aumentar em 10% sua nota da prova de residência médica pode ser decisiva nas suas chances de aprovação! Por isso, é imprescindível reconhecer seus direitos e recorrer para garanti-los.
O Junqueira e Teixeira Advogados te ajuda a compreender os critérios para obtenção deste bônus e como solicitá-lo.